Translate

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

01 junho 2021

HISTORIA DO BAIRRO BEIRÚ/ TANCREDO NEVES

ORIGEM DO NOME:
Beirú é um nome de origem Ioruba, o bairro recebeu esse nome por causa do escravo vindo da África chamado Gbeirú que viveu na localidade no séc. XIX. Gbeirú foi trazido como escravo e um tempo depois foi comprado pela família Garcia D’ Ávila e trazido para a fazenda campo seco.

QUEM FOI GBEIRÚ...
Um negro escravo trazido da Nigéria sua terra natal, aqui foi comprado pelo Senhor Hélio Garcia D’Ávila, mesmo depois de liberto ele continuou servindo fielmente aos seus senhores o que mais tarde fora recompensado com as terras da fazenda em que trabalhou por mais ou menos vinte anos.
Existe uma versão de que Beirú foi capataz da fazenda perseguindo os negros, mas o movimento negro desmente essa versão e tem Beirú como um herói por que ao receber as terras dos seus senhores ele abrigou outros negros ex-escravos e escravos fugidos e transformou à fazenda campo seco numa extensão do quilombo do cabula.
                                   Preto Gbeirú
QUEM ERAM OS GARCIA D’ÁVILA?
Era uma importante família de origem italiana que foram morar em Portugal e tinham um grande prestígio perante a coroa de Portugal e por isso adquiriu muitas terras na Bahia e sobre tudo Salvador que era a capital do Brasil.
COMO SERÁ QUE COMEÇOU?
Depois de servir fielmente aos seus senhores Gbeiru ganhou as terras da fazenda campo seco e acolheu os negros que fugiam das senzalas e ex- escravos que não tinham onde ficar Com um tempo o negro Beirú  como era chamado morreu e como não tinha herdeiros as terras voltaram para as mãos da família D’Ávila que em homenagem ao negro colocou o nome do lugar Beirú.
As terras foram então vendidas a Miguel Arcanjo, primeiro residente da área. Anos mais tarde, ele fundou um terreiro de Candomblé no local onde estava a Casa-Grande da Fazenda Beiru. A venda das terras data de 1910, ele morreu em 1941, deixando dois herdeiros “Caetana Angélica de Souza e Guilherme Angélica de Souza. Como herdeiro do cargo de pai-de-santo ficou o seu filho-de-santo, Manoel Jacinto”.
  Miguel Arcanjo
LOCALIZAÇÃO...
O bairro do Beiru localiza-se a Noroeste da área do Centro Administrativo da Bahia (CAB), entre a BR 324 e a Avenida Paralela e tem um milhão de metros quadrado possuindo os seguintes limites geográficos: ao Norte limita-se com o bairro da Sussuarana; a Noroeste com bairro da Mata Escura; a Oeste limita-se com as Barreiras; a Sudoeste com Engomadeira e Cabula; a Sul limita-se com bairro da Narandiba; a Sudeste com Cabula VI; a Leste limita-se com bairro do Arenoso e Nordeste com bairro de Novo Horizonte. Por ter uma grande extensão territorial bairro tem muitas ruas, vielas, logradouros, becos e muitas construções inadequadas.
Por isso  a área que faz parte do miolo de Salvador como é conhecida toda área do Cabula está incluída no Projeto Narandiba, que foi desapropriada através do Decreto nº 27.055, pois foi declarada como de interesse social pelo Governo do Estado e pela Prefeitura Municipal.
URBANIZAÇÃO...
Entre os anos de 1938 e 1944, Miguel Arcanjo de Souza moveu uma ação de despejo contra Manoel Cyriaco, que não vinha pagando seus honorários das terras arrendadas, neste tempo pessoas de outros lugares, sobretudo do interior do estado arrendavam terras para morar, era uma espécie de aluguel que com um tempo não eram mais pagos e causavam brigas que acabavam em morte. O problema só foi resolvido anos mais tarde com a expedição de mandato de reintegração de posse das terras. Após tantas disputas, em 1979, o então governador do Estado da Bahia, Antônio Carlos Magalhães resolveu desapropriar todos os herdeiros das terras do Beiru, tirando a posse de todas as terras em detrimento da instalação de um projeto de urbanização da área. Foram entregues, simbolicamente, cerca de 600 títulos de doação de terreno referentes ao projeto, o que mereceu a manchete “Moradores do Beiru receberam terrenos em clima de festa”, veiculado no Correio da Bahia em 18 de Dezembro de 1980.  Cerca de seis anos depois o então Governador da Bahia, João Durval, implantou o projeto que beneficiaria cerca de 80 mil moradores o projeto Beiru, que visava à urbanização, viabilizando a melhoria das moradias, do acesso, infraestrutura, saneamento, o que daria ao Beirú sua atual configuração.
Num plebiscito feito em 02/06/1985, o nome do bairro mudou para homenagear o ex-presidente falecido Tancredo de Almeida Neves, no entanto só a partir 2005 as linhas de transporte passou a adotar a bandeira  T. Neves o que  motivou uma outra versão para a mudança do nome do bairro é que por conta do desgaste na imagem do bairro que se tornou muito violento e marcado pela marginalidade o então vereador Dionísio Juvenal fez a proposta para mudar o nome do bairro e aproveitar e homenagear o presidente Tancredo Neves, proposta essa votada pela maioria no plebiscito. A mudança gerou uma controvérsia e há moradores que preferem o topônimo anterior para o bairro depois de muita discussão e intervenção do movimento negro o bairro passou a ser conhecido como T. Neves/ Beirú.
                                    

NA ATUALIDADE...
Atualmente o Tancredo Neves conta com uma população de cerca de 180 mil habitantes, passou pelo processo de urbanização, resultando em construções de conjuntos habitacionais, a exemplo do Conjunto Arvoredo e já tem um desmembramento muito famoso, que é o Arenoso. Hoje conta com um comercio próprio, rede transporte, pavimentação, serviço de esgotamento, quatro escolas públicas; uma Delegacia da Policia Civil; o Centro de Saúde Dr. Rodrigo Argolo; Linhas de Transporte, insuficiente, de acordo com a comunidade; Saneamento Básico e Luz Elétrica; Cooperativa de Velas e Sabonetes; supermercado; Padarias; Lojas; Restaurantes; Bancas de trabalhadores informais; Igreja Universal do Reino de Deus, a segunda maior da cidade; Praça de Esporte e Lazer, somente uma; o Centro de Integração Familiar (CEIFAR); Associações Comunitárias; Liga Desportiva Quilombo do Beiru; e uma unidade do Pacto pela Vida; dentre outras instituições e grupos. Outro aspecto a ser considerado é a predominância do comércio local, com os estabelecimentos e as feiras livres.

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS...
Nos Colégios Estaduais: Helena Magalhães e Zumbi dos Palmares, é realizado o Programa Escola Aberta, nos quais as crianças e jovens participam de diversas atividades complementares, realizadas nos finais de semana, entre as quais: cursos, oficinas sobre africanidade, teatro, terapia coletiva, informática, artesanato, culinária, manicure, inglês, dança (balé, hip hop, street dance) e capoeira. Sobre o referido programa, cabe informar que o mesmo incentiva e apoia a abertura, nos finais de semana, das unidades escolares públicas localizadas em territórios de vulnerabilidade social. A estratégia é potencializar a parceira entre escola e comunidade, com atividades educativas, culturais, esportivas, de formação inicial para o trabalho, dentre outros, oferecidos aos estudantes e à população do entorno. Além disso, o CEIFAR (Centro de Integração Familiar) promove muitas atividades esportivas, educacionais e culturais no bairro e existe algumas ações isoladas, mas ainda é muito pouco o investimentos em ações culturais e esportivos no bairro..



Resgate da memória afrodescendente. 

http://www.arcadoaxe.comunidades.net/index.php?pagina=1737302757

Daiane Nascimento Santos. Comunicação Comunitária em Bairros Populares: Uma proposta de mobilização para o turismo de base comunitária no Beiru Salvador. Dissertação de Mestrado- UNEB 2012.  disponível em: http://cdi.uneb.br/site/wp-content/uploads/2016/01/daiane_nascimento_dos_santos.pdf 

E conversa com moradores antigos do bairro.

 




20 comentários:

  1. Ana,
    parabéns pelo trabalho. rico e esmiunçadíssimo você contextualizando a historia da rua. Perfeito rs lindo mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Mais um momento de informação,resgate e nostalgia.Maravilha!

    ResponderExcluir
  3. bellissimo trabalho que deveria ser visto e admirado pois cita historias que si analisarmos veremos que podemos continuar essa historia . pois estamos aqui e esse bairo um dos primeiros bairos de salvador depende que façamos mais historias. ass. VALDEMIR PAPA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é importante trabalharmos para mudar o presente de nosso bairro que ainda carece de muito.

      Excluir
  4. Eu conheço parcialmente o bairro devido a algumas amigas que moram lá, mas com esse panorama histórico fica cada vez mais atraente de se conhecer, e de enxergar aspectos sócio culturais que você trouxe de informação na sua pesquisa. Deveriam manter o nome do bairro e sua história, ocultar isso é negar a identidade de um povo, um homicídio a cultura afro brasileira tão presente nos nossos bairros.

    ResponderExcluir
  5. Esse blog está bem informativo, gostei. Contudo, senti falta das referências, isso porque gostaria de aprofunda nas leituras.

    ResponderExcluir
  6. Esse blog está bem informativo, gostei. Contudo, senti falta das referências, isso porque gostaria de aprofunda nas leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana. Tudo bem com você? Já coloquei as referencias. Bom estudo.

      Excluir
  7. De onde você tem essa informação? Qual é a referência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem. as referencias foram colocadas. Espero que goste das novas pesquisas. Um abraço

      Excluir
  8. A mudança do nome do bairro não foi em 2005

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emerson já corrigir a informação.
      Obrigado pela sua Contribuição.

      Excluir
  9. O plebiscito para a mudança do nome do bairro ocorreu em 1985. a data tá certo, só o ano, 2005, está errado.

    Sou o autor da ilustração presente no texto. É um esboço que fiz há cerca de uns 10 anos. Morei na Rua Luciano Santos, entre 1978 e comecinho de 1982. A ilustração, que fiz de memória, retrata como era o campinho (que até hoje existe) no Arenoso, só ali subindo pra quem vai ao fim de linha. Pra melhor localizar-se, onde hoje está a escola municipal, era a entrada do Sítio São Bento. Paralelo à rua de asfalto que segue para o fim de linha, há uma rua de terra que é a Luciano Santos, e descendo, se chega ao campo mostrado na ilustração.

    Na ilustração, do lado direito, se v~e cercas de arame farpado que era do Sítio São Bento e que anos mais tarde, deu lugar para as "casinhas", onde se localiza o fim de linha do Arenoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom? Qual é a imagem que você cita? Eu retirei algumas porque estou estudando montar uma galeria só para fotos e seria excelente citar referencias.
      A história do nome foi um equivoco meu, na verdade em conversas com populares mais velhos, me informaram que mesmo depois do plebiscito os moradores não reconhecia a mudança de nome e que só em 2005 quando os ônibus começaram a adotar a bandeira T. Neves, o nome se popularizou. Você confirma essa informação?
      Estou procurando pessoas que tenham acervo sobre a história do bairro para completar minha pesquisa.
      Obrigado pela contribuição, fique atento as novidades.

      Excluir
  10. boa noite, noto que esta pesquisa ja tem muitos anos. quero saber se essa manifestação cultural com esse protejo existe ainda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá desculpe a demora em responder. O Blog ficou sem movimento durante muito tempo e agora estou repaginando ele. Sim, ainda existe, porém está sem atividades por conta da pandemia.

      Excluir
  11. Parabéns brilhante trabalho !!
    Só referências históricas

    ResponderExcluir
  12. os projetos da Escola Aberta foi retirada desde o governo Wagner e o col Zumbi dos Palmares foi desativado

    ResponderExcluir

Olá! Vamos trocar uma ideia?
É só deixar aqui seu comentário.


África, BERÇO DA HUMANIDADE