Translate

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

A ORIGEM DA HUMANIDADE

 CONHEÇA UM POUCO SOBRE ESQUELETO LUCY


Charles Darwin (1809 – 1822) foi o primeiro cientista a sugerir que na África surgiram os primeiros humanos. As provas do desenvolvimento do homem no continente são inconclusas, mas nas últimas décadas as descobertas de novos fósseis, juntamente com o avanço da ciência, têm comprovado essa hipótese. 

Descobertas científicas atestam a presença do Homo sapiens (espécie humana) no continente há mais de 100 mil anos. Mas antes de chegar a essa conclusão, diversos estudos foram realizados, inclusive o anatomista, Raymond Dart, em 1924, destacou-se por identificar uma nova espécie de hominídeo, o Australopithecus africanus

Os hominídeos (ancestrais dos homens) juntamente com os primatas (que originaram os macacos) têm um ancestral comum de acordo com a teoria da evolução. O gênero do hominídeo Australopithecus se dividiu em diversas espécies como: africanus, anamensis e afarensis

Da espécie Australopithecus afarensis, o fóssil de Lucy foi uma grande descoberta realizada em 1974 na região de Afar (Etiópia), pelos paleontólogo americanos Donald Johanson e Tom Gray e hoje é considerado o esqueleto mais famoso do mundo. 

As diversas pesquisas realizadas com o fóssil da Lucy identificaram que ela possuía crânio, mandíbulas, dentes e longos braços similares ao de um macaco, mas andava ereta, isto é, sobre os dois pés como humanos.

Lucy  viveu na África aproximadamente há 3,1 milhões de ano e tinha pouco mais de 1 metro de altura, pesava cerca de 29 kilos. Seu nome foi inspirado na famosa música dos Beatles “Lucy In The Sky With Diamonds” de acordo com relatos no dia em que encontrou o esqueleto os cientistas se reuniram para comemorar. Quando eles escutaram essa música, não tiveram dúvidas do nome que deveriam dar ao fóssil.



Lucy também é chamada de Dinknesh, que significa "Tu és maravilhosa!" em amárico, língua oficial na Etiópia, porém esse nome só é conhecido em seu país de origem. 
Por mais incrível que pareça Lucy ou Dinknesh foi encontrada por acaso quando os ditos cientistas estavam trabalhando na Etiópia quando decidiu voltar de uma expedição utilizando um caminho alternativo. Durante a volta, viram um fragmento de osso e identificou como hominídeo. Logo começou a ver partes do fêmur e pélvis e, depois de duas semanas de muito trabalho e horas de escavação, todos os fragmentos de ossos foram encontrados, constituindo aproximadamente 40% de um esqueleto hominídeo. Este termo refere-se aos membros da família Hominidae, que compreende todas as espécies primatas, Australopithecus e Homo.

Por ser um esqueleto bem completo, comparado aos fragmentos que costumam ser encontrados, Lucy permitiu aos cientistas entender melhor os ancestrais humanos e estudar tamanho, forma e locomoção.
                                                                   https://www.hipercultura.com/curiosidades-sobre-o-fossil-lucy/
Seus ossos do braço são longos e a crista criada pelos músculos que se ligam ao úmero (osso do braço) são evidências de um peito poderoso e braços fortes, necessários para escalar árvores. Sua pélvis curta e larga mostra a capacidade de manter o corpo ereto, e o ângulo dos ossos de sua coxa, segurando o peso sobre os joelhos, demonstram capacidade de caminhar eficientemente em duas pernas. Os pés compactos de Lucy representam a capacidade de suportar o seu peso corporal inteiro enquanto andava de pé. Porém, seus ossos dos pés longos e curvos, mostram características semelhantes a macacos que conseguem subir em árvores.
Estudos divulgados em 2016 sugerem que Lucy morreu já adulta, ao avaliar os dentes, o desenvolvimento ósseo e as vértebras, os cientistas concluíram que Lucy era um adulto jovem, mas totalmente maduro quando morreu. A análise feita em seu esqueleto revelou que ela tinha lesões no braço e tornozelo direitos, ombro e joelho esquerdos.Esses ferimentos são compatíveis com lesões que acontecem quando caímos de lugares altos como, por exemplo, uma árvore. Cientistas acreditam que Lucy morreu rápido, sem muito sofrimento.
Os ossos fossilizados de Lucy estão escondidos do público num cofre especial no Museu Nacional da Etiópia, na capital do país, Addis Abeba. Mas os visitantes podem ver uma réplica de gesso dos 47 ossos que compõem o seu esqueleto no Museu Nacional, assim como em outros museus espalhados por todo o mundo.

Lucy é humano ou macaco?

Lucy não era um macaco, está mais relacionada aos humanos modernos do que aos macacos, por isso, durante muito tempo ela foi considerada nossa ancestral direta. Porém, atualmente é vista como uma prima distante devido a sua também semelhança com chipanzés e as novas descobertas  que foram feitas sobre as fases da  evolução do homem e novos fósseis foram encontrados.

A história da humanidade sempre terá alguns mistérios. As ligações entre os antecessores do ser humano moderno podem ser objeto de contestação. Dessa forma sempre perguntaremos quais serão as origens do "homo sapiens" - o humano moderno: Marrocos? Etiópia? Ou várias origens, talvez, fora de África? A descoberta de Lucy, juntamente com outros esqueletos dos primeiros seres humanos em África, mostra que foi aqui, neste continente, que nasceu a humanidade."Todas as características que nos distinguem dos nossos parentes vivos mais próximos, os chimpanzés, tiveram origem neste continente - do bipedalismo à dependência da tecnologia, mas também os traços humanos essenciais, os cérebros grandes, a inteligência, o pensamento abstrato e o comportamento simbólico. Tudo isto são inovações africanas, que mostram que toda a humanidade tem origem africana", constata  Robert Blumenschine. Assim, ao olhar para trás constata-se que todas as novas descobertas confirmam que os antecessores dos humanos modernos, qualquer que seja a sua cor, eram africanos.
Fonte de Pesquisa:
Sites: https://www.hipercultura.com/curiosidades-sobre-o-fossil-lucy/                                                    https://elucy.org/                                                                                       https://www.dw.com/pt-002/lucy-o-f%C3%B3ssil-que-reescreveu-a-hist%C3%B3ria-da-humanidade/a-42478592
 

Um comentário:

Olá! Vamos trocar uma ideia?
É só deixar aqui seu comentário.


África, BERÇO DA HUMANIDADE